Tecnología España , Valladolid, Mi茅rcoles, 01 de diciembre de 2010 a las 16:25

Valladolid, nova sede P&D da maior empresa europ茅ia dedicada 脿 cartografia digital

Presidente da Junta de Castilla y Le贸n inaugura instala莽玫es localizadas no Parque Tecnol贸gico de Boecillo

CGP/DICYT O Parque Tecnológico de Boecillo é a nova sede P&D da maior empresa européia dedicada à cartografia digital, a multinacional Noruega Blom. Juan Vicente Herrera, presidente da Junta de Castilla y León, inaugurou ontem as instalações nas quais se desenvolverão avanços em materiais como a teledetecção de mudanças urbanísticas ou as aplicações da realidade aumentada em telefones móveis. Ao ato compareceu também o embaixador da Noruega na Espanha, Torgeir Larsen, bem como o diretor geral da firma, Jan Skybak, que afirmou que Boecillo é o local “ideal” para estas instalações pela presença “de empresas tecnológicas e centros de P&D&I afins a esta atividade e com as quais é possível aproveitar sinergias”.

 

Skybak afirmou, ainda, o protagonismo de Valladolid na pesquisa neste campo tecnológico graças “à contribuição dos técnicos formados na região”, que “tiveram grande êxito, como, por exemplo, a obtenção de resultados mais precisos do que os obtidos com métodos tradicionais”.

 

Nesse sentido, Blom Sistemas Geoespaciales é fruto da fusão de várias empresas, entre elas a Grafos, de Valladolid, que foi referência no setor da cartografia de Castilla y Léon até 2006. As melhoras realizadas pelos técnicos tanto na época da Grafos como na da Blom materializaram-se em vários avanços tecnológicos como a implementação das tecnologias de captura de imagens digitais para a produção de informação geográfica e a realização massiva de inventários florestais mediante tecnologia laser aerotransportadora.

 

Do mesmo modo, alguns projetos de P&D realizados traduziram-se no desenvolvimento de produtos e deram lugar a novas linhas de negócio. Concretamente, um trabalho desenvolvido com a ajuda da Agência de Desenvolvimento Econômico (ADE) deu lugar a dois dos principais produtos da companhia nos últimos anos: o conjunto de serviços de informação geográfica através de internet (que atualmente utiliza a Guia Repsol) e o sistema e software de imagens para navegação com dispositivos GPS (integrado por marcas como i-Joyo Teleatras/ Tom ton).

 

Novos serviços de localização e soluções de navegação

 

Aproximadamente cinqüenta técnicos, a maioria com ensino médio completo ou curso superior, como destacou o diretor Blom, trabalharão nas novas instalações de Boecillo com o fim de realizar melhorias nos sistemas de informação geográfica e proporcionar novos serviços de localização e soluções de navegação. Dentre os setores aos que se dirigirá a pesquisa encontra-se o de criação de novos sistemas tecnológicos aplicados à planificação de rotas e distribuição; aplicações relativas à agricultura ou sistemas para informação turística.

 

Juan Vicente Herrera destacou durante o ato de inauguração que a firma investiu mais de 1,5 milhões de euros nos últimos três anos em P&D em Castilla y León, região em que “o setor TIC está muito consolidado e emprega a mais de 12.000 profissionais”. O Conselho de Economia contribuiu ao fomento das atividades inovadoras da Blom com uma ajuda próxima de 400.000 euros.

 

O presidente do Executivo autonômico repassou o momento em que se encontra o setor das tecnologias da informação e de telecomunicações em Castilla y Léon, e enfatizou a importante presença de empresas TIC no Parque Tecnológico de Boecillo. “Das 138 empresas ativas no Parque, 56 pertencem ao setor TIC e dos 5.800 empregos diretos, um pouco mais de 3.000 são deste setor, no qual se deu um salto qualitativo com 70% dos titulados com curso superior”. Finalmente, Herrera destacou o dado do faturamento, já que dos 464,5 milhões de euros obtidos pelas empresas do Parque, 206 correspondem a estas companhias.