Tempo linear e tempo cíclico «

A bordo del Joides

Otro sitio realizado con WordPress
A bordo del Joides 28 diciembre, 2011

Tempo linear e tempo cíclico

Quando se abrem os testemunhos de sedimento, vêem-se capas. Algumas de barro e outras de areia, com limites nítidos ou difusos. Ao olhar mais de perto, percebe-se que a relação entre as capas repete-se ao longo dos milhões de anos. Muitos de meus colegas a bordo têm interesse em estudar estes ciclos. Saber como aumentam ou diminuem, e quais são as forças ocultas que os condicionam é, sem dúvida, muito relevante.

Em nossas vidas o tempo cíclico é algo a que estamos acostumados. Nos levantamos e dormimos todos os dias ajustando-nos aos ciclos solares, chamados dia e noite… e os ciclos estacionais condicionam nossas férias. Em uma vida normal, usufrui-se de 70 ou 80 ciclos estacionais. Isto é uma prova de que o tempo é cíclico… a vida são ciclos mais, ou menos, longos.

No testemunho aparecem, as vezes, capas com cores e características especiais. Mais verdes, com mais animais, ou mais duras do que o normal. Representam a memória de momentos únicos que por determinadas circunstâncias provocaram um depósito característico. São momentos únicos da história geológica. O registro geológico possui muitos eventos deste tipo, uma sucessão linear em que nada volta a ser o mesmo que antes.

Eu prefiro acontecimentos. Não sei o motivo, mas acho os ciclos cansativos. Estou aqui para estudar um evento muito cálido e excepcional que ocorreu há pouco mais de um milhão de anos. Gostaria também de estudar outros, mas minhas limitações físicas, intelectuais e orçamentarias me impedem.

Isto me lembra uma coisa… um evento que aconteceu há duas semanas… meu filho disse suas primeiras palavras: “TA-TA”. Esse fui um momento único. Para alguém como eu, que dá muita importância aos acontecimentos, perder um desta magnitude poderia desconsolar-me. Mas passado o susto, percebo que também estamos vivendo um momento único. Os melhores da ciência de muitos países trabalhando e vivendo juntos, em um ambiente único. Alguns esperavam há 30 anos por este momento, sem exagero.

Talvez viver cada momento como se fosse único e especial… e assumir que não podemos viver todos… seja um bom caminho para sentir-se feliz. Em todos casos, gosto mais de ver o tempo como linear, e saborear o que há de único em cada instante.

 

Francisco Jiménez-Espejo. Universidade de Granada (participando como

membro da equipe IODP d Japao).

No hay comentarios

Leave a comment

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>