Technology Spain , Salamanca, Tuesday, June 05 of 2012, 12:24

Em Salamanca, empresa de dispositivos digitais une arte e tecnologia

Chocosoft desenvolveu um novo aplicativo para telefones celulares e tablets digitais, com o qual pretende divulgar distintas obras literárias de autores de Salamanca

ACV/DICYT A fim de promover as obras preferidas dos cidadãos de Salamanca, a empresa Chocosoft disponibiliza ao público um aplicativo digital para dispositivos celulares das obras “Tus poemas más míos”, de Antonio Sánchez Zamarreño e Mercedes Marcos Sánchez, e dos contos infantis “Las Hadas de la Casa Liz” e “As Conchas que quisieron ser Estrellas”, das irmãs Ana Marías e Guadalupe Sáchez.

 

Para Miguel Sánchez Marcos, sócio fundador de Chocosoft, os aplicativos desenvolvidos seguem a linha de que a literatura e a poesia são meios de expressar pensamentos, idéias e pensamentos, de modo que poderão transmitir coisas tão surpreendentes como a poesia ou a mágica que representa uma cidade como Salamanca.

 

“Quando se nasce e cresce em uma cidade como esta, é impossível ignorar o contexto cultural que o rodeia. Somos informáticos por vocação, mas gostamos muito de arte, literatura, música, história... Pensamos que uma boa forma de trabalhar no que gostamos seria juntar o desenvolvimento de aplicativos celulares, que estão atualmente na moda, com essas pequenas amostras de arte que, como os poemas de Antonio e Mercedes, ou os contos de Ana María e Guadalupe, são encantadores, mas não costumam ser conhecidos fora do círculo cultural da cidade. Como os aplicativos celulares possuem alcance internacional, poderíamos fazer com que mais gente, na Espanha ou no exterior, interesse-se por elas e por Salamanca”, afirmou Sánchez em declarações a DiCYT.

 

Arte e tecnologia

 

“Tus poemas más míos” é uma coletânea de poemas dos professores da Universidade de Salamanca Antonio Sánchez Zamarreño e Mercedes Marcos Sánchez, com motivo do trigésimo aniversário de seu casamento. Decidiram que para seu aniversário de casamento se presenteariam de forma única e compartilhada, fazendo com que as pessoas escolhessem dentre as obras de cada um os 30 poemas que mais tivessem significado, de modo que juntaram os 60 eleitos e os publicaram em um livro. Logo, com a idéia de fundir sua poesia em um livro maior, decidiram, com o apoio de Chocosoft, transformar esta obra em formato digital.

 

De outro lado, inspiradas na Casa Lis e na Casa das Conchas, Ana María e Guadalupe Sánchez realizam uma homenagem à terra que presenciou seu nascimento por meio dos contos infantis “Las Hadas de la Casa Lis” e “Las Conchas que quisieron ser Estrellas”. No primeiro, contam a maravilhosa história de inocentes e encantadas fadas que habitam o interior de um dos lugares mais mágicos de Salamanca, a Casa Lis; enquanto no segundo levam o leitor à viagem de simpáticas conchas que, saindo do mar, viajam a Salamanca em busca da luz das estrelas.

 

Com relação a estes aplicativos, Sánchez afirmou que “sua mágica é que as pessoas podem tê-los e levá-los no bolso, já que hoje em dia quase todo mundo tem um smartphone ou um tablet como o iPad. Ademais, graças a eles é possível fazer quase qualquer coisa, de modo que agregamos valor às obras com as quais trabalhamos. Por exemplo, no aplicativo de “Tus poemas más míos”, os autores colocaram sua voz nos poemas, agregaram seus comentários e o próprio leitor, se quiser, pode fazer anotações sobre um poema específico. Esta é uma forma de “melhorar” o livro de papel. No caso dos contos de Ana María e Guadalupe Sánchez, orientados a um público infantil, a narradora María Ester Sánchez dá vida aos textos com uma voz maravilhosa, além de oferecer a possibilidade ao pais de gravar os contos, aplicativo que agrada muito às crianças, especialmente àquelas que, por conta do trabalho dos pais, não podem estar com eles todo o tempo que gostariam.

 

Futuros aplicativos

 

Chocosoft é uma empresa de Salamanca especializada em tecnologias celulares, criada no ano 2010 por um grupo de jovens empreendedores, cujo interesse principal é aproximar as novas tecnologias da informação e comunicação de campos tão diversos como os negócios, a arte e a publicidade.

 

“Os quatro sócios fundadores são ex-alunos da Universidade de Salamanca e da Universidade Pontifícia de Salamanca que participaram de diversos projetos relacionados com a tecnologia celular. Nos dedicamos principalmente ao desenvolvimento de aplicativos celulares (iPhone, iPad, Android) e a dar formação nestas novas tecnologias. Além de fazer projetos para nossos clientes, também realizamos desenvolvimentos próprios. Atualmente estamos apostando no campo da promoção cultural de nossa cidade, Salamanca, ao qual pertencem nosso últimos projetos”, comenta Sánchez.

 

Dentre seus futuros projetos, Chocosoft pretende lançar no mercado um jogo educativo no qual as crianças se divertem aprendendo as constelações do céu (idéia inspirada na obra “O Céu de Salamanca” do pintor Fernando Gallego), além de continuar desenvolvendo a linha de aplicativos literários.

 

Os benefícios arrecadados com a venda dos aplicativos serão utilizados para digitalizar outras obras de autores de Salamanca.