Educación Brasil Campinas, São Paulo, Miércoles, 25 de abril de 2012 a las 16:51
Política educacional

Governador paulista cria universidade pública virtual

Meta é atingir 24 mil alunos em quatro anos

Romulo Orlandini/ComCiência/Labjor/DICYT - O projeto de lei que estabelece a Fundação Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), instituição de ensino voltada para cursos a distância, foi assinado no dia 18 de abril, pelo governador paulista Geraldo Alckmin. A meta é atingir 24 mil alunos em quatro anos, quando deverá se formar a primeira turma. O governador assinou também o decreto para criação do programa Residência Educacional.

 

A Univesp será a quarta universidade paulista, junto com Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Caso os deputados aprovem, a Univesp passa a ser uma instituição de ensino superior regular, com autonomia administrativa e científica, além de orçamento específico.

 

Na prática, a nova instituição deve oferecer disciplinas online em parceria com as universidades estaduais e o Centro Paula Souza. “Com a Univesp, será possível atender quem mais precisa usando novas tecnologias nas mais variadas áreas de ensino. Temos agora um instituto novo com baixo custo e muita qualidade", disse Alckmin.

 

Carlos Vogt, coordenador do projeto e diretor de redação da ComCiência salientou a importância de um projeto que otimiza recursos. “Será enxuta na estrutura e grande para atender a demanda social”, afirmou. Estão previstos inicialmente somente 90 funcionários e 40 docentes.

 

As atividades serão realizadas em ambientes virtuais por meio da Internet e contarão com apoio da Univesp TV. Vinte e dois polos serão utilizados para atividades como avaliações e laboratórios práticos. O ingresso será pelo vestibular e a expectativa é que esteja funcionando no próximo ano. Antes, deverá receber credenciamento no Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação (MEC).

 

Nos primeiros anos, serão oferecidos cursos de licenciatura em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, bacharelados em Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Sistemas para Comércio Eletrônico, Segurança da Informação e Tecnologia em Processos Gerenciais, além das especializações em Formação de Educadores para Linguagem Brasileira de Sinais e Formação de Professores de Engenharia.

 

Expansão do ensino
A Univesp existe desde 2008, mas funcionava como um programa de governo. De acordo com dados do governo estadual, cerca de 13 mil alunos já estudaram na instituição. A primeira turma termina o curso este ano. Inicialmente, era parte de um projeto para aumentar a oferta de ensino superior público. O ensino semipresencial oferecido pela universidade virtual ampliou em 6,5% o número de vagas nas três universidades.

 

Atualmente estão em andamento cursos como Pedagogia, em parceria com a Unesp, licenciatura em Ciências e especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola, ambos junto com a USP.

 

Residência educacional
Na mesma ocasião, o governador assinou o decreto de criação do programa Residência Educacional, que funcionará nos moldes da residência médica, na qual os profissionais em formação fazem um estágio obrigatório e recebem um pagamento por isso. O objetivo da medida é atrair jovens para o magistério, uma demanda bastante real atualmente. Trata-se de uma ação para a valorização dos professores individualmente e da carreira em si. A residência, no entanto, não garante o acesso a vagas no magistério, o processo de admissão continuará sendo o concurso público, mas ajudará o profissional a terminar seu curso com uma formação mais completa, mais consciente do dia a dia da profissão.

 

O site da Univesp é o: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/