Ciencias Sociales España , Salamanca, Lunes, 15 de noviembre de 2010 a las 13:41

“Se não transmitimos o conhecimento gerado nos centros de pesquisa, não seremos capaz de crescer”

Pilar Tigeras, diretora da Área de Cultura Científica do CSIC, explica os conteúdos da exposição do Conselho na Empírika 2010-11-15

CGP/DICYT Os espaços de exposição da Empírika 2010 foram inaugurados no dia 12 de novembro com grande acolhida. Uma das áreas destacadas está ocupada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) no Espaço Investiga, localizado na antiga sede do Banco de España, onde o organismo desenvolve diversas atividades e mostra ao público sua atividade científica, com base nos centros de Castilla y León. Pilar Tigeras, diretora da Área de Cultura Científica do CSIC, detalhou ao DiCYT os conteúdos da exposição e explicou a importância da divulgação para um organismo que abarca todas as áreas do conhecimento, como é o caso do Conselho.

 

“Transmitir ao público o que fazemos é um dever e uma obrigação. Ou transmitimos o conhecimento gerado nas universidades e nos centros de pesquisa, ou não seremos capazes de crescer como sistema de P&D e como cidadãos e país”, afirma. Neste sentido, assegura que as entidades científicas devem ter entre seus objetivos “criar vocações jovens e ser capaz de entusiasmar as pessoas com a ciência, da mesma maneira com a qual se entusiasmam os pesquisadores”.

 

Para tanto, o CSIC participa em todas as feiras divulgadoras organizadas na Espanha, como a Empírika. “Este tipo de evento serve para aproximar a ciência dos mais jovens”, indica. Nesta linha, ressalta a importância de que em todos estes eventos “os próprios jovens sejam os participantes e realizem atividades interativas”. O Conselho procura, ademais, abrir suas portas em diversas jornadas para que os cidadãos se aproximem dos laboratórios de pesquisa, alega.

 

Pilar Tigeras destaca o importante avanço relativo à divulgação produzido na Espanha desde 1986, quando foi promulgada a primeira Lei da Ciência, sobretudo a partir de 8 ou 10 anos. “A divulgação é uma perna da ciência que estava esquecida e é uma obrigação dos centros públicos fazer com que o cidadão entenda que o dinheiro empregado em pesquisa é necessário e deve continuar sendo investido para que esta cresça”, destaca.

 

A diretora da Área de Cultura Científica do CSIC ressalta também o “enorme salto” que deu Castilla y León em pouco tempo em relação à produção científica, o que se reflete, em sua opinião, nas publicações.

 

Microorganismos, modelos biológicos e envelhecimento neuronal

 

O CSIC tem seis centros e unidades associadas na região, cujo trabalho está sendo apresentado na Empírika 2010. Na exposição localizada no Espaço Investiga, de 45 metros quadrados, se desenvolvem atividades dirigidas ao público jovem (sexta-feira e segunda-feira) e ao público familiar (sábado e domingo).

 

Por exemplo, o Instituto de Biologia Funcional e Genômica (IBFG) organiza duas oficinas, uma sobre os microorganismos, cujo objetivo é conhecer como fazem parte essencial de nossas vidas. Para tanto, placas de cultivo são inoculadas com a flora microbiana das mãos e da boca, procedendo-se a sua observação macroscópica e microscópica, entre outros aspectos. Em outra oficina, trata-se de conhecer vários sistemas diferentes utilizados no IBFG, sistemas modelo para abordar problemas biológicos e biotecnológicos (bactérias como Escherichia coli e Streptomyces ou fungos e leveduras como Aspergillus, Cândida, Saccharomyces cerevisiae, Schizosaccharomyces pombe e Ashbya gossypii).

 

Outro centro, o instituto de Biologia e Genética Molecular (IBGM), apresenta como atividade uma janela à pesquisa do envelhecimento e degeneração do sistema nervoso. A iniciativa está composta de duas partes: na primeira serão apresentados e comentados resultados de experimentos com neurônios de ratos em cultivo, que demonstram o papel do cálcio intracelular na morte neuronal induzida pelas proteínas amilóides da doença de Alzheimer; na segunda, apresentam-se resultados do efeito de mutações genéticas no envelhecimento e degeneração do sistema nervoso. Dessa forma, serão exibidos tubos de ensaios com moscas-da-fruta nos quais se realizaram os experimentos genéticos mencionados e que poderão ser observados com lupas.

 

O Instituto de Recursos Naturais e Agrobiologia de Salamanca (Irnasa); o Centro de Investigação do Câncer (CIC) ou o Instituto de Pecuária de Montanha (IGM) de León, também realizarão várias oficinas. O CSIC também participa na Empírika 2010 através do Movilab, da exposição O Universo para você descobrir (cedida pelo Centro de Astrobiologia) e do café científico com o pesquisador Carlos Duarte, que será realizado no domingo (14), às 20h, no Café Corrillo.