Salud España , Salamanca, Jueves, 10 de enero de 2013 a las 16:31

A expressão não controlada de um gene promove a formação de linfomas

Um trabalho do Centro de Investigação do Câncer de Salamanca demonstra a implicação do gene HGAL na hiperplasia linfóide

JPA/CSIC/DICYT A equipe de pesquisa liderada por Isidro Sánchez García, cientista do Centro de Investigação do Câncer (CIC) de Salamanca demonstrou o importante papel de um gene na formação de linfomas, que se encontram dentre os tumores mais frequentes.  A revista Nature Communications publicou no dia 8 de janeiro um estudo que representa um grande avanço no conhecimento do HGAL (siglas em inglês para Human Germinal center Associated Lymphoma), cuja função era desconhecida até agora. Os resultados mostram que está associado aos dois linfomas mais comuns, o folicular e o difuso de grandes células.

 

Os pesquisadores do CIC, centro misto do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e da Universidade de Salamanca, descobriram que a expressão não controlada de HGAL promove a hiperplasia linfóide, caracterizada pelo aumento do número de linfócitos, e a amiloidose ou acumulação de proteínas anormais nos tecidos e órgãos. O processo se dá através da regulação da sinalização do receptor dos linfócitos B e através da união e ativação da proteína tirosina quinase SyK, segundo informações do CSIC coletada pela DiCYT.

 

O estudo foi realizado com um modelo de rato para observar a origem do câncer dentro de um tecido concreto, o que é muito difícil de determinar em pacientes, pois costumam ir ao hospital quando a doença se encontra em fases muito avançadas. “Nossos resultados, observados in vivo em um modelo de rato, sugerem que os inibidores de SyK poderiam ser úteis no tratamento destes linfomas. Especificamente, este modelo representa uma ferramenta única para encontrar os genes que cooperam com HGAL no desenvolvimento da leucemia”, declara Isidro Sánchez-García.

 

Os linfomas representam 90% dos tumores linfóides e 4% dos novos canceres diagnosticados todo ano. “O esclarecimento dos mecanismos moleculares que ensejam o desenvolvimento de tumores continua sendo um enorme desafio para a ciência básica, mas também representa um passo essencial para o desenvolvimento de novos medicamentos”, agrega o cientista do CIC ou Instituto de Investigação Molecular e Celular do Câncer.

 

Colaboração Internacional

 

O trabalho, financiado pelo National Institute of Health dos Estados Unidos, foi realizado conjuntamente com a equipe dirigida pelo pesquisador Izidore Lossos, do Sylvester Comprehensive Cancer Center da Universidade de Miami (Estados Unidos).

 

Este progresso foi realizado com base em muitos anos de pesquisa da equipe de Isidro Sánchez García, que recentemente acumulou avanços no estudo dos tumores hematológicos. Um exemplo muito relacionado com esta recente publicação foi poder reproduzir pela primeira vez em ratos as características moleculares e histológicas do linfoma humano. Do mesmo modo, o grupo demonstrou que a perda do gene p53 acelera o desenvolvimento do mieloma múltiplo e que a origem e manutenção desta doença depende de células tronco cancerígenas.

 

Nesta ocasião, além de Isidro Sánchez García, são autores do artigo outros cientistas espanhóis, alguns deles vinculados ao Centro de Investigação do Câncer e à Universidade de Salamanca, e outros a diferentes instituições. Dentre eles: Isabel Romero Camarero, Carolina Vicente Dueñas, Inés González Herrero, Teresa Flores, Juan Luis García, Víctor Segura, Lorena Fontán, José Martínez Climent, Francisco Javier García Criado, Elena Campos Sánchez e César Cobaleda.

 

Referência bibliográfica

 

Isabel Romero‐Camarero, Xiaoyu Jiang, Yasodha Natkunam, Xiaoqing Lu, Carolina Vicente‐Dueñas, Inés González‐Herrero, Teresa Flores, Juan Luis García, George McNamara, Christian Kunder, Shuchun Zhao, Víctor Segura, Lorena Fontán, Jose A. Martínez‐Climent, Francisco Javier García‐Criado, Jason D. Theis, Ahmet Dogan, Elena Campos‐Sánchez, Michael R. Green, Ash A. Alizadeh, César Cobaleda, Isidro Sánchez‐García, Izidore S. Lossos. "Germinal centre protein HGAL promotes lymphoid hyperplasia and amyloidosis via BCR‐mediated Syk activation". Nature Communications. DOI:10.1038/ncomms2334.