Meio Ambiente Brasil  BRASIL 07/10/2019

Abelha canudo depende de complexa comunidade fúngica para sobreviver

Artigo publicado na 'PLOS ONE' descreve papel-chave de diferentes microrganismos no desenvolvimento das larvas da Scaptotrigona depilis; pesquisadores alertam que essa relação simbiótica pode ser afetada por uso indiscriminado de defensivos agrícolas

Um estudo publicado na revista PLOS ONE revela que as larvas da abelha canudo (Scaptotrigona depilis) dependem da interação entre três diferentes espécies de fungo para completar seu desenvolvimento e chegar à fase adulta.

625 palavras
Ciências Sociais Portugal  OPORTO 19/09/2019

Infertilidade: Mulheres com mais stress correm maior risco de depressão a longo prazo

As mulheres com mais stress relacionado com problemas de infertilidade têm o dobro do risco de receberem prescrição de antidepressivos nos 10 anos após o inicio do tratamento

Um estudo realizado por Juliana Pedro, estudante de Doutoramento em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), concluiu que as mulheres que apresentam elevados níveis de stress relacionado com a infertilidade apresentam um risco acrescido de receberem uma prescrição de antidepressivos, dez anos após os tratamentos de infertilidade a que foram sujeitas.

405 palavras
Ciências Sociais Portugal  OPORTO 13/08/2019

Pertencer a um baixo estrato social tira cerca de dois anos de vida

A análise da evolução da esperança média de vida da população portuguesa centrou-se nos anos de 2000-2002 e 2010-2012

Um estudo em que participam investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que as condições socioeconómicas influenciam a esperança média de vida. Verificou-se que nos locais de maior privação socioeconómica os homens vivem em média menos dois anos e as mulheres um ano.

477 palavras
Sade Brasil  SãO PAULO 07/06/2019

Atenção auditiva é afetada por alteração do ritmo cardíaco causada por estresse

Study shows that brain activity related to auditory perception parallels heart rate, offering new perspectives for the treatment of attention and communication disorders

Em situações de estresse é comum a perda momentânea da capacidade de perceber sons do ambiente. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em colaboração com colegas da Oxford Brookes University, da Inglaterra, fizeram uma descoberta que pode ajudar a compreender esse fenômeno.

769 palavras
Tecnologia Brasil  BRASIL 29/05/2019

Um sensor detecta monóxido de carbono e pode evitar casos de intoxicação

Uso do dispositivo criado no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais – um CEPID da FAPESP – pode se tornar obrigatório na Argentina, onde são registradas mais de 250 mortes anuais por inalação do gás tóxico

Um sensor desenvolvido por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) pode ajudar a evitar casos de intoxicação por monóxido de carbono (CO) – possível causa das mortes de seis turistas brasileiros ocorridas no Chile, na semana passada (22/05).

703 palavras
2 Imagens
Meio Ambiente Portugal  OPORTO 24/05/2019

Investigadores do CIBIO-InBIO descobrem nova espécie de borboleta em Portugal

As primeiras pistas sobre esta nova borboleta vieram das fezes de dois morcegos de ferradura, mais precisamente de fragmentos de ADN aí encontrados

Uma equipa do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO), composta pelos investigadores Martin Corley, Sónia Ferreira e Vanessa Mata, identificou uma nova espécie de borboleta noturna em Portugal. Chama-se Ypsolopha rhinolophi e acaba de ser descrita na última edição da prestigiada revista Zootaxa.

542 palavras
Meio Ambiente Brasil  SãO PAULO 10/05/2019

Identificada planta que floresce no Cerrado apenas um dia depois de queimada

Floração ultrarrápida da Bulbostylis paradoxa, erva perene conhecida popularmente como cabelo-de-índio, é prova da incrível resiliência do Cerrado e de sua capacidade de conviver com o fogo

As plantas do Cerrado evoluíram na presença do fogo. E, quando usado com inteligência, como método de manejo criterioso, o fogo é fator indispensável para a preservação desse formidável ecossistema, que constitui a mais biodiversa savana do mundo. Bastam dois meses para que o Cerrado queimado se transforme em um jardim exuberante.

737 palavras
Sade Portugal  AVEIRO 03/05/2019

UA participa no desenvolvimento de nova tecnologia para regeneração de voz

Pretende-se que as pessoas com certas perturbações vocais comuniquem eficaz e confortavelmente, em ambos os cenários humano-para-humano e humano-para-máquina, usando o seu sistema de produção de fala

Desenvolver um assistente tecnológico avançado para reconstruir a voz natural a partir de voz disfónica é o objetivo do projeto “DyNaVoiceR - Dysphonic to Natural Voice Reconstruction”, em que participa a Universidade de Aveiro, através da Escola Superior de Saúde (ESSUA) e do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA).

.

322 palavras
Ciências Sociais Brasil  BRASIL 26/04/2019

Pesquisador da USP investe na formação de cientistas divulgadores

Jorge Melendez: "É extremamente preocupante como são divulgadas informações falsas sem base científica, como a polêmica da Terra plana e a das vacinas que causariam autismo"

A Astronomia é um campo científico que tradicionalmente desperta grande interesse social. A matéria escura, o Sol, a possibilidade de vida em outro planeta, o Big Bang, o buraco negro ... tudo isso permeia a curiosidade e a imaginação de muitos de nós (quem sabe, de todos nós!?).

1.963 palavras
Meio Ambiente Brasil  SãO PAULO 26/04/2019

Combinação de agrotóxicos encurta a vida e modifica comportamento de abelhas

Estudo mostrou que dose não letal de inseticida clotianidina reduz em até 50% o tempo de vida dos insetos; uso associado com o fungicida piraclostrobin altera comportamento das operárias e pode comprometer a colmeia

Um novo estudo realizado por biólogos brasileiros sugere que o efeito dos agrotóxicos sobre as abelhas pode ser maior do que se imagina. Mesmo quando usado em doses consideradas não letais, um inseticida encurtou o tempo de vida dos insetos em até 50%. Além disso, os pesquisadores observaram que uma substância fungicida considerada inofensiva para abelhas alterou o comportamento das operárias, tornando-as letárgicas – fato que pode comprometer o funcionamento de toda a colônia.

1.305 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 16/04/2019

Descoberto mecanismo para formar vírus da gripe A

O estudo da equipa de Maria João Amorim revela que a seleção do material genético se faz em compartimentos chamados inclusões virais

O vírus da gripe A é conhecido por formar novas estirpes todos os anos. Estas estirpes resultam de pequenas variações que acontecem ao nível do genoma, que fazem com que o vírus se torne diferente e deixe de ser reconhecido pelo sistema imune. Um novo estudo da equipa de Maria João Amorim, do Instituto Gulbenkian de Ciência, revela agora onde se montam os genomas do vírus da gripe A dentro das células infectadas. Os resultados vão ser publicados esta semana na revista Nature Communications* e podem contribuir para terapêuticas que evitem, previnam ou combatam novas estirpes de vírus da gripe.

497 palavras
Sade Portugal  OPORTO 11/04/2019

Raparigas são as mais afetadas por sintomas depressivos na adolescência

De acordo com a investigação, 18,8% das raparigas sofrem de sintomas depressivos aos 13 anos de idade

A tese de doutoramento de Cláudia Bulhões, investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), detetou uma acentuada prevalência de sintomas depressivos nas raparigas aos 13 anos, duas vezes mais elevada do que nos rapazes da mesma idade.

.

280 palavras
Ciência Brasil  SãO PAULO 03/04/2019

Droga para controle do colesterol tem ação contra caquexia associada ao câncer

Experimentos com camundongos sugerem que tratamento com atorvastatina pode atenuar o processo de remodelamento do tecido adiposo que leva à perda acelerada de peso e de gordura

Pesquisadores brasileiros descobriram que um medicamento comumente prescrito para controlar o colesterol pode ser uma alternativa no tratamento da caquexia – síndrome caracterizada pela perda acelerada de massa corporal e de gordura associada a uma extrema debilitação física. Essa condição é comum entre portadores de doenças crônicas como câncer, insuficiência cardíaca e Aids.

1.138 palavras
Sade Portugal  OPORTO 26/03/2019

A classe social é um fator de risco para a saúde

A investigação mostrou que Portugal é o país que apresenta níveis mais elevados de inflamação crónica na população, o que pode advir do facto de ser o país (dos quatro considerados) mais desigual em termos sociais

Um estudo internacional, em que o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) participa, mostrou que pertencer a uma classe social mais baixa afeta a saúde, induzindo maiores níveis de inflamação crónica, condição que está associada doenças como o cancro, doença cardiovascular e a diabetes.

573 palavras
Meio Ambiente Brasil  SãO PAULO 21/03/2019

Bactérias podem ajudar pererecas a atrair parceiros

Descoberta do papel de microrganismos simbiontes isolados da pele de anfíbios foi feita por pesquisadores brasileiros e publicada na revista 'PNAS'

Cientistas brasileiros descobriram que o forte odor exalado por algumas espécies de anfíbios é produzido por bactérias e seria uma forma de atrair parceiros. Exemplo notável de simbiose, tais bactérias ajudam na hora do acasalamento. A descoberta desse papel dos microrganismos, isolados da pele de pererecas, foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

1.243 palavras
Sade Portugal  OPORTO 15/03/2019

Substâncias no ar interior das escolas podem potenciar asma e obesidade

O estudo envolveu 845 crianças, que frequentavam o 3.º e o 4.º ano de escolaridade

A presença de disruptores endócrinos no ar interior das escolas pode conduzir ao desenvolvimento de asma, de sintomas respiratórios e de obesidade nas crianças, concluiu um estudo desenvolvido por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que avaliou a qualidade do ar interior de 71 salas de aula de 20 escolas do ensino primário do Município do Porto.

548 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 06/03/2019

O que controla as pontas dos nossos cromossomas?

Uma equipa de investigação descobriu um aspecto chave da regulação dos telómeros

As pontas dos nossos cromossomas têm umas estruturas chamadas de telómeros. Estas estruturas podem-se comparar às capas de plástico que estão na ponta dos atacadores dos sapatos. Funcionam como uma tampa de proteção que impede o nosso material genético de se desdobrar e ser corroído. Quando não funcionam adequadamente, pode ocorrer a erosão total de nosso material genético e provocar cancro e doenças relacionadas com a idade. Num estudo agora publicado na revista científica EMBO Journal*, uma equipa de investigação, liderada por José Escandell e Miguel Godinho Ferreira do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), descobriu um aspecto chave da regulação dos telómeros.

459 palavras
Sade Brasil  SãO PAULO 05/03/2019

Melatonina pode ajudar a aumentar o sucesso de transplante de medula

Hormônio que tem a função de informar o organismo que está escuro e prepará-lo para o repouso noturno regula a disponibilidade de células-tronco na medula óssea, indica estudo com participação de pesquisadores da USP

Já utilizada no tratamento de distúrbios do sono e alvo de estudos clínicos para combater o câncer e outras doenças, a melatonina também pode ajudar a aumentar o sucesso de transplantes de medula. O hormônio produzido à noite pela glândula pineal, no cérebro, e que tem a função de informar o organismo que está escuro e prepará-lo para o repouso noturno, também regula a disponibilidade de células-tronco na medula óssea.

972 palavras
Alimentação Portugal  OPORTO 26/02/2019

Descodificação do genoma do grande tubarão-branco tem ADN da U.Porto

Uma descoberta que poderá mostrar-se útil para futuros estudos sobre o cancro e doenças do envelhecimento nos seres humanos

Um consórcio internacional, do qual fez parte o geneticista Agostinho Antunes, Coordenador do Grupo de Genómica Evolutiva e Bioinformática do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conseguiu descodificar o genoma do tubarão-branco (Carcharodon carcharias), um dos mais icónicos e temidos animais marinhos.

548 palavras
Sade Brasil  SãO PAULO 04/02/2019

Tamanho exagerado de porções é um dos fatores da obesidade

Estudo feito no Brasil, China, Finlândia, Gana, Índia e Estados Unidos mostrou que 94% das refeições servidas em restaurantes continham mais do que o consumo energético por refeição indicado pelo Sistema de Saúde da Inglaterra

Existe algo de excessivo no tamanho das porções de comida servidas em restaurantes e isso não ocorre apenas nos Estados Unidos. Estudo realizado por equipe internacional de pesquisadores, que contou com o apoio da FAPESP, mostra que porções exageradas são comuns em restaurantes mundo afora.

873 palavras