Cultura España , Valladolid, Viernes, 22 de noviembre de 2013 a las 10:04

Colaboração entre diversas universidades marca a V ‘Iniciativa Campus Empreendedor’

Os seis projetos ganhadores das modalidades de ideia e projeto empresarial receberam seus prêmios em um ato celebrado na sede do Conselho de Educação

CGP/DICYT Os integrantes dos seis projetos ganhadores da V edição do concurso Iniciativa Campus Empreendedor, organizado pelo Conselho de Educação através da Fundação Universidades e Ensinos Superiores de Castela e Leão (Fuescyl) e pela ADE, com o apoio da Fundação Endesa, receberam hoje seus prêmios em um ato realizado em Valladolid.

O conselheiro de Educação, Juan José Mateos, explicou em palavras coletadas pela DiCYT que “se trata de um dia importante porque, por mais um ano, o Conselho, a Fundação Endesa e as universidades de Castela e Leão apresentam um projeto de sucesso relacionado com o esforço da comunidade no apoio a empreendedores”.

Nesta nova edição o concurso Iniciativa Campus Empreendedor contou com duas novidades “interessantes”. Segundo Mateos, por um lado “uma maior inter-relação entre universidades, o que contribui para a criação do sistema universitário de Castela e Leão e a que as universidades não atuem de maneira isolada, mas que procurem sinergias”. Por outro, “uma maior interação entre alunos e professores, já que neste ano não os empreendedores do último curso ou os alunos recém formados, mas também os professores participam na geração do projeto e no próprio resultado”.

Por sua parte o presidente da Fundação Endesa, Rafael Miranda, enfatizou “a transcendência da inovação, o esforço e o empreendimento para a universidade espanhola”, especialmente em um momento de crise como o atual.

Com relação aos premiados, na categoria de Projeto Empresarial recebeu o primeiro prêmio Jorge Miñón, recém formado pela Universidade de Valladolid e antigo aluno da Universidade de Burgos, com um projeto de aproveitamento agropecuário de resíduos através da produção de algas, baseado em várias patentes universitárias. O segundo prêmio foi para a equipe formada por Rodrigo Palacios, da Universidade de Burgos; Mario Martínez, da Universidade de Salamanca, e Juan Carlos Romanillos, da Universidade de León, que apresentaram um projeto orientado a oferecer independência a pessoas com deficiência auditiva através da utilização de celulares. Por último, obteve o terceiro premio nesta mesma categoria a equipe formada por Sergio Merino (estudante da Universidade de Valladolid) e Carlos Alonso (formado pela Universidade de León), ambos naturais de Palencia, por um projeto de aproveitamento de resíduos pecuários para a produção de energia na região de Saldaña (Palencia).

 

Por outro lado, recebeu o primer premio na modalidade de Ideia Empresarial a equipe da Universidade Pontifícia de Salamanca, integrada pelas professoras Myriam Codes e Elena Sánchez, e pelos alunos Javier Cid, Julio César Conchuela e Juan Luis Sánchez, com um sistema de acompanhamento e alarme para pacientes diabéticos baseado em dispositivos celulares denominado Sugardroid. Em segundo lugar ficaram Alberto García e Ismael Pérez, estudantes da Universidade de Burgos, que propõem a exploração de um sistema de gestão inteligente da iluminação pública. E, finalmente, o terceiro lugar desta categoria foi para Gabino Verde, aluno da Universidade de Salamanca, que apresentou uma ideia empresarial baseada em um protótipo de analisador automático de imagens do fundo do olho para diagnóstico clínico.

 

Prêmios

 

Os projetos empresariais ganhadores receberão, além do correspondente diploma, um prêmio em dinheiro de até 10.000 euros para o primeiro classificado, até 9.000 para o segundo prêmio e o terceiro premiado receberá até 8.000. Estas quantias econômicas estão destinadas a dotar o capital social da nova empresa.

Por sua parte, as ideias empresariais, além de receber o correspondente diploma, serão premiadas com um mini computador tipo tablet. Além disso, os premiados de cada categoria terão acesso ao assessoramento e apoio especializado do Conselho de Economia e Trabalho, que também participou como jurado do concurso, para desenvolver seus projetos.

Fomento do espirito empreendedor

 

A Iniciativa Campus Empreendedor se insere na Estratégia Universidade-Empresa 2008-2013 que, de forma específica, contempla o fomento da Atividade Empreendedora e a Criação de Empresas de Base Tecnológica, objetivo que também está presente na Estratégia Regional de PD&I 2007-2013 do programa Promoção da capacidade empreendedora: Criação de Empresas.

 

O concurso faz parte do Projeto de Transferência de Conhecimento-Universidade Empresa (T-CUE) que, iniciado em 2008 pelo Governo regional através do Conselho de Educação e coordenado pela Fuescyl, tem como objetivo desenvolver aspectos concretos da mencionada Estratégia Universidade-Empresa.

 

Por sua parte, a Fundação Endesa colabora desde 2010 com a Fundação Universidades e Ensinos Superiores de Castela e Leão para o desenvolvimento de projetos conjuntos de transferência de conhecimento Universidade-Empresa. Esta Fundação se encontra comprometida e colabora com o desenvolvimento de programas e com as melhorias realizadas pelas instituições de educação superior e pesquisadoras, bem como com a promoção de sua dimensão empreendedora, sempre em beneficio do estudante e, definitivamente, da evolução da sociedade, como última receptora destes benefícios, através da integração dos estudantes em suas estruturas.