Tecnología España , Valladolid, Miércoles, 11 de abril de 2012 a las 15:22

Projeto europeu pesquisa a implantação do biogás nas redes de distribuição

Iniciativa possui a participação da Universidade de Valladolid, que estuda a densidade das misturas de diversos componentes do biogás

CGP/DICYT O grupo de pesquisa Termocal (Termodinâmica e Calibragem), localizado na Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais da Universidade de Valladolid, participa de um projeto europeu que pretende caracterizar combustíveis gasosos não convencionais procedentes de energias renováveis, denominados biogás, para que possam ser utilizados nas redes européias de gasodutos. A finalidade é reduzir a dependência de combustíveis de origem fóssil, não renováveis, e contribuir com os objetivos que a União Européia estipulou para o ano 2020, dentre os quais se encontram reduzir as emissões de CO2 em 20% e aumentar a contribuição das fontes de energias renováveis até que representem 20% do consumo energético global.

 

Termocal faz parte da iniciativa com laboratórios nacionais da Alemanha, França e Reino Unido, dentre outros países. Recentemente uma das pesquisadoras do grupo, María Mondéjar, defendeu sua tese doutoral dentro deste projeto, focada concretamente em pesquisar a densidade das misturas de diversos componentes importantes do biogás (dióxido de carbono, monóxido de carbono, nitrogênio e metano).

 

A tese possui a Menção de Doutorado Europeu, pois a pesquisadora desenvolveu parte de seu trabalho na Ruhr-Universität, em Bochum (Alemanha), co-orientada por Roland Span e pelo professor da Universidade de Valladolid César Chamorro.

 

Chamorro explicou a DiCYT que a tese faz parte de um projeto europeu que pretende estudar o comportamento do biogás para poder introduzí-lo nos gasodutos. “O biogás é um gás combustível renovável que pode ser de diferentes tipos, de acordo com sua origem, como os resíduos agrícolas ou pecuários. Para que possa ser consumido pela indústria deve ser distribuído de alguma maneira e é difícil estabelecer uma rede de distribuição exclusiva para o biogás”, afirma. Assim, uma alternativa viável é misturá-lo com o gás natural, “que já possui uma ampla rede, o que pode facilitar a distribuição do biogás”.

 

Medição de densidades

 

Neste sentido, o trabalho de María Mondéjar desenvolveu-se junto ao Centro Espanhol de Metrologia (CEM) e outros laboratório da Alemanha, França, Reino Unido e outros países. A técnica experimental utilizada pela pesquisadora em sua tese é um densímetro de bóia simples de suspensão magnética, a mais precisa atualmente para determinar as densidades em amplas gamas de temperatura e pressão.

 

“Na tese foram mensuradas densidades em distintas temperaturas e pressões. Estes dados foram utilizados para desenvolver equações de estados, equações que descrevem o comportamento das misturas de gás natural e biogás nos gasodutos”, afirma Chamorro, que detalhou que as companhias que se dedicam a comercializar este combustível “fixam estas equações para conhecer as propriedades do gás o tempo todo”.

 

Os dados medidos pela Universidade de Valladolid servirão, deste modo, para ajudar a desenvolver estas equações de estado. “O gás natural tem uma composição determinada que pode ser variável, e o biogás tem uma composição muito mais variável porque depende da origem da qual procede. Deste modo, é muito importante “ser capaz de descrever como se comporta o gás, ainda que a composição varie”.

 

A parte desenvolvida na Universidade de Valladolid é somente uma contribuição ao projeto europeu no qual estão sendo estudadas propriedades como o poder calorífico de distintas misturas de gás. O projeto iniciado há um ano e meio, terá uma duração de 4 anos. O grupo Termocal da Universidade de Valladolid também está integrado pelos pesquisadores Miguel Ángel Villamañán, Rosa Villamañán, José Juan Segovia e María del Carmen Martín.