Salud México , México, Viernes, 08 de junio de 2012 a las 15:08

Utiliza-se a inteligência artificial contra o câncer de mama

Especialistas do Tecnológico de Monterrey desenvolvem um sistema de diagnóstico instantâneo

Agência ID/DICYT Através do desenho de um software inteligente, especialistas do Tecnológico de Monterrey manifestam que será possível reduzir o tempo do diagnóstico do câncer de mama. Também indicam que esta tecnologia pode ser uma ferramenta para obter maior certeza no veredicto médico em relação à doença.

 

O doutor Edén Alanís Reyes, membro da área de pesquisa do Campus Monterrey, explicou que a tecnologia inteligente consiste em um sistema computadorizado que analisa tomografias digitais (previamente captadas) de um paciente e as compara com uma base de dados. Nela se encontra um arquivo histórico com imagens de diversos casos da doença.

 

Assim, ao analisar uma nova mamografia, contrasta-se a imagem com outras, que revelam indícios da doença ou dados similares. O software do Tecnológico de Monterrey é considerado inteligente porque inclui algoritmos de aprendizado automático para classificar ou discriminar tumores de acordo com sua afetação (maligno ou benigno).

 

“Esta informação é fornecida como solução para os radiologistas, que a revisam, confirmam ou corrigem. O sistema retém cada novo caso em sua base de dados para futuras análises”, explica o doutor Alanís Reyes.

 

O pesquisador comenta que tradicionalmente o primeiro diagnóstico é revisado por dois especialistas para aumentar seu nível de certeza. No entanto, destaca, o objetivo da tecnologia é eliminar a necessidade de um segundo radiologista (ainda que não se pretenda substituir as metodologias médicas, mas reforçá-las).

 

O software analisa os depósitos de cálcio acumulados em determinadas áreas do tecido mamário, e até agora é capaz de diagnosticar dois tipos de doenças. No entanto, a estrutura da tecnologia digital inteligente permite que futuramente sejam incluídas mais lesões, de modo que vislumbram a possibilidade de que sejam estudados outros tipos de câncer.

 

Finalmente, o doutor Alanís Reyes explicou que o software pretende aproveitar o potencial da internet para seu uso remoto, de distintas localidades. Assim, será desenvolvida uma ferramenta para a análise em áreas distantes dos centros de saúde.