Ciencia México , Nuevo León, Miércoles, 21 de septiembre de 2011 a las 11:57

Academia Mexicana de Ciências aceita pesquisadora do Campus Monterrey

Doutora Marisela Rodríguez, especialista em inteligência competitiva e tecnológica, é a única pesquisadora do Campus Monterrey que pertence à Academia Mexicana de Ciências

JST-Tec de Monterrey/DICYT A incorporação à Academia Mexicana de Ciências da doutora Marisela Rodríguez Salvador, professora pesquisadora do Centro de Qualidade e Manufatura no Tecnológico de Monterrey, Campus Monterrey, representa um mérito duplo: por um lado recebeu um importante reconhecimento de sua trajetória cientifica e, por outro, é um elemento de motivação para as pesquisadoras que têm como meta concretizar a reconhecida importância que as mulheres da ciência tem para o Tecnológico de Monterrey e para todo o país.

 

“Esta nomeação representa uma grande motivação para o meu trabalho, pois é o reconhecimento de muitos anos de esforço, sacrifício e dedicação, sobretudo tratando-se de uma área ainda incipiente na América Latina”, afirma a doutora Rodríguez Salvador.

 

Foco na inteligência competitiva e tecnológica

 

Professora pesquisadora do Tecnológico de Monterrey desde 2001 e membro Nível 1 do Sistema Nacional de Pesquisadores, seu trabalho cientifico foi incessante. Tem mais de 50 publicações cientificas e sua presença foi constante nos principais congressos de sua área a nível internacional.

 

Sua linha de pesquisa foca-se na análise do ambiente mundial para identificar tendências tecnológicas, alertas e outros acontecimentos importantes, que permitam a detecção de oportunidades e ameaças para a inovação.

 

“Utilizamos uma metodologia chamada Inteligência Competitiva e Tecnológica, que permite monitorar sistematicamente o ambiente. Envolve um ciclo de informação que abrange a determinação de objetivos, a identificação de fontes de informação primárias e secundárias (artigos científicos, congressos, entrevistas a especialistas, patentes, etc.), a análise ou mapeamento e a apresentação de resultados. Não se trata de uma análise de mercado ou de uma pesquisa documental; é algo que vai muito além”, explica.

 

“Este processo permite transformar a informação em um resultado inteligente, que é de grande utilidade para tomar decisões associadas à inovação, sem excluir nenhum setor, de fato prestamos serviços a empresas de áreas tão diferentes como entretenimento e manufatura”, agrega.

 

A doutora Marisela Rodríguez afirma que este sistema de inteligência é especialmente útil quando as empresas fazem sua planificação estratégica, já que podem ver em que direção devem encaminhar seus esforços de pesquisa, em quais processos devem investir, com quais tipos de matéria prima devem começar a trabalhar, como reorganizar seu portfolio de inovação, além de como tornar mais eficiente o monitoramento do ambiente mundial na busca de maior competitividade.

 

No Tecnológico de Monterrey a contribuição ao desenvolvimento sustentável da comunidade, impulsando uma economia baseada no conhecimento e na geração de modelos e sistemas inovadores, bem como de gestão e incubação de empresas, é parte fundamental de sua missão no âmbito da pesquisa. Sua conquista relaciona-se com a contribuição fundamental dos professores pesquisadores e sua participação nos programas de pós-graduação, cátedras e centros de pesquisa, assim como suas credenciais e a presença em organismos como o Sistema Nacional de Pesquisa e a Academia Mexicana das Ciências.