Tecnología México Monterrey, Nuevo León, Martes, 31 de julio de 2012 a las 15:11

Tecnológico de Monterrey testará um veículo elétrico da BMW

Avaliará durante os próximos seis meses o protótipo do primeiro veículo elétrico da BMW: o i3

JST-Tec de Monterrey/DICYT Mediante testes em laboratório e em pistas que incluem uma avaliação mecânica, energética e econômica de sua operação, o Centro de Investigação em Mecatrônica Automotora (CIMA) do Tecnológico de Monterrey, Campus Toluca, avaliará durante os próximos seis meses o protótipo do primeiro veículo elétrico da BMW: o i3.

 

O CIMA faz parte dos três centros de pesquisa no México escolhidos para participar desta iniciativa e foi o único selecionado de forma automática pela automotora alemã.

 

Adicionalmente, o Centro de Investigação em Mecatrônica Automotora avaliará as mudanças nos estilos de conduzir dos usuários, a infra-estrutura necessária e os apoios governamentais requeridos para que esta tecnologia seja bem recebida pelos mexicanos.

 

O Dr. José Ignacio Huertas, acompanhado da equipe de pesquisa do CIMA, recebeu no dia 25 de junho a chave do i3 das mãos dos diretores da BMW.

 

“Usaremos o laboratório especializado do CIMA e aproveitaremos este projeto para disseminar dentro da comunidade esta tecnologia e motivar os jovens a formar-se como engenheiros nestas áreas especializadas para que contribuam ao desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e amigáveis com o meio ambiente”, afirma o Dr. Huertas.

 

Mercado mexicano

 

Enquanto isso a automotora alemã BMW se prepara para introduzir seu primeiro automóvel elétrico no mercado mexicano: o i3. Espera-se que esteja a venda em 2014, e para consegui-lo a empresa testará na Cidade do México e sua área metropolitana uma frota de 12 unidades elétricas de MINI E (versão 100% elétrica do Mini Cooper) a fim de coletar toda a informação necessária em relação à condução, desempenho e requerimentos especiais destes veículos.

 

Dentro do Programa de Testes ao Veículo Elétrico e Baterias MINI E, que no caso do México se denomina “Estudo sobre Mobilidade Elétrica na Área Metropolitana do Vale do México”, a companhia colocou estas unidades de teste nas mãos de diversas organizações não governamentais, centros de pesquisa e autoridades ambientais para realizar as avaliações.

 

Gerd Dressler, Diretor Geral da BMW Group México, afirma que o Mini Cooper elétrico não está a venda em nenhum país do mundo, mas é utilizado como carro de prova para saber em que condições deve funcionar o BMW i3.

 

BMW espera dispor de informação relevante que permita otimizar o desenho do veículo e adaptá-lo aos estilos de condução dos principais centros urbanos do mundo.

 

O BMW i3 será o primeiro veículo urbano elétrico da automotora com espaço para quatro passageiros, motor traseiro, porta-malas e bateria de íons de lítio. Com a incorporação destas unidades, México se soma a países como Alemanha, Inglaterra, China, França, Japão e Estados Unidos, nos quais também existem frotas de veículos elétricos Mini Cooper.

 

Sobre o CIMA

 

O Centro de Investigação em Mecatrônica Automotora (CIMA) faz parte do grupo de centros de pesquisa, consultoria e desenvolvimento do Tecnológico de Monterrey, que realizam atividades vinculadas com empresas e organismos nacionais e internacionais.

 

Localizado no Campus Toluca, o CIMA está formado por um grupo multidisciplinar de pesquisadores com a experiência, conhecimentos e infra-estrutura necessários para prestar à indústria mexicana serviços de assessoria, pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e capacitação nas áreas relacionadas direta ou indiretamente com a engenharia automotora. O CIMA foi criado como conseqüência direta da Cátedra de Instrumentação Automotora iniciada em agosto de 2003.