Alimentación España , Burgos, Miércoles, 07 de julio de 2010 a las 14:22

Começa exploração do subsolo de Hontomín para armazenamento de CO2

Objetivo da pesquisa é determinar a localização da futura planta que desenvolverá esta tecnologia

ERM/DICYT A Agência Internacional de Energia considera que as tecnologias de Captura e Armazenamento de CO2 (CAC) podem ser a segunda medida mais eficaz na redução de emissões de CO2 e na luta contra o aquecimento global, depois da eficiência energética e antes das energias renováveis. Em 2030 poderia ser evitado cerca de 10% das emissões na União Européia graças a esta tecnologia. Por isso, a Fundação Cidade da Energia (CIUDEN – Ciudad de la Energía, em espanhol) começou a trabalhar na localidade de Hontomín (Burgos), em Merindad de Río Ubierna, para que seja instalada nessa zona a primeira planta para pesquisar a viabilidade tecnológica e ambiental do armazenamento geológico de CO2 e desenvolver técnicas mais baratas para sua implementação na Espanha.

O diretor de Geologia deste programa de CIUDEN, Andrés Pérez Estaun, explicou a DiCYT que o objetivo é conseguir um “laboratório a escala natural” onde se possa pesquisar tais metodologias para isolar sob a terra o CO2 que geramos. Trata-se de enterrá-lo a mais de 1.500m de profundidade e evitar emissões na superfície terrestre. Hontomín foi o lugar eleito para a construção desta planta porque dados da indústria petroleira que operou nesta zona revelam que esta possui uma estrutura geológica “muito específica”, de pequeno tamanho, “facilmente controlável e que nos permite uma visualização muito boa do que ocorre com a injeção de CO2”, comentou o geólogo.

Até o momento já foi iniciada a campanha sísmica, isto é, a fase de caracterização geofísica do subsolo a 2.000m de profundidade, que é onde serão desenvolvidos os experimentos em um raio de aproximadamente 35Km2 com o objetivo de obter uma imagem 3D do subsolo. Esta primeira fase dos trabalhos que serão desenvolvidos antes da construção da planta de P&D se prolongará até o mês de agosto e nela participam 100 pessoas. Conta com um investimento estimado em 3,9 milhões de euros. Também iniciou-se, segundo Estaun, a recopilação de todos os parâmetros de superfície (hidrogeologia, química das águas, gases que são emitidos à natureza). Posteriormente será realizado o processamento de dados e prevê-se que entre 2011 e 2012 seja completado o estudo da zona com uma sondagem profunda e primeiros testes de injeção de CO2. O investimento total do governo espanhol através da Fundação Cidade da Energia para o desenvolvimento desta pesquisa está estimado em 20 milhões de euros até 2012.

Ademais, em Hontomín, a Fundação prevê criar um espaço educativo de interpretação para levar a pesquisa e seus avanços à população local, estudantes de ensino médio e universidades de Castilla y León ou de qualquer outro ponto da Espanha, quando solicitado.

Convênio com a Universidade de Burgos

No marco destes trabalhos desenvolvidos em Hontomín, o Reitor da Universidade de Burgos, Alfonso Murillo, e o diretor da Fundação Cidade da Energia (CIUDEN), José Ángel Azuara, assinaram hoje na prefeitura de Merindad de Río Ubierna, localizada em Sotopalacios, um convênio de colaboração entre as duas instituições em atividades de suporte científico e tecnológico de interesse para ambas.