Tecnología España , Valladolid, Viernes, 10 de febrero de 2012 a las 13:32

Complemento alimentar feito a partir dos polifen贸is da uva

Matarromera desenvolve capsulas de extrato de uva Trempranillo da Ribera del Duero com propriedades antioxidantes

Cristina G. Pedraz/DICYT Existem evidências científicas de que o consumo moderado de vinho produz efeitos benéficos para a saúde. No entanto, estas propriedades relacionam-se com os componentes não alcoólicos desta bebida, como os polifenóis. Na uva, estes compostos encontram-se 10% do sumo, 30% na pele, e 60% nos caroços, e representam um dos antioxidantes naturais mais eficazes disponíveis ao homem.

 

Os polifenóis são um grupo de moléculas orgânicas criadas pela videira para defender-se de todo tipo de agressões externas como microorganismos e insetos, ou da variação extrema de temperatura ao longo do dia. Extrair estes compostos dos subprodutos derivados do processo de elaboração do vinho, para seu posterior aproveitamento no campo da cosmética, é uma das principais linhas de pesquisa do Departamento de PD&I da adega de Valladolid, Grupo Matarromera.

 

Após mais de cinco anos de trabalho, os pesquisadores conseguiram patentear um método para obter os polifenóis da uva tinta de variedade Tempranillo da Ribera del Duero, composto que batizaram como Eminol, e lançar no mercado um complemento alimentar com este único componente como princípio ativo.

 

Como explica Marisa Sanz, do Departamento de PD&I do Grupo Matarromera, os trabalho foram iniciados em 2005 com a criação desta unidade. “Começamos a pesquisar o aproveitamento de subprodutos da indústria vinícola e a obtenção de antioxidantes. Posteriormente, a instalação da planta de extração de polifenóis em Valbuena de Duero, a única da Europa com estas características, permitiu-nos trabalhar com uma inovadora tecnologia que resultou no sistema patenteado para extrair estes compostos, e no Eminol”, afirma a pesquisadora.

 

Concretamente, estas substâncias antioxidantes são extraídas “do bagaço da uva tinta obtida após o processo de vinificação, exatamente depois da prensa realizada ao fim da fermentação alcóolica”. Assim, no caso do Eminol, os polifenóis são extraídos somente da pele e do sumo da uva, não dos caroços, já que nestes elementos existe um conteúdo polifenóico de maior qualidade, por possuir uma cadeia molecular mais curta e facilitar sua assimilação e absorção nas camadas mais profundas da pele.

 

Propriedades

 

Além de um papel importante no tratamento da hipercolesterolemia, os polifenóis presentes na uva exercem uma ação antiinflamatória, o que contribui à proteção cardiovascular. Do mesmo modo, ajudam a melhorar a circulação sangüínea e permitem retardar o envelhecimento da pele, reduzindo o estresse oxidativo e protegendo-a de agressões ambientais. Para comprovar estes efeitos benéficos, a equipe científica realizou um amplo estudo.

 

Estudo em 60 pacientes avalia seus efeitos no organismo

 

O complemento alimentar desenvolvido pela adega de Valladolid, comercializado sob o nome Esdor Cápsulas, foi submetido a um estudo clínico duplo cego controlado com placebo, isso é, “nem o médico, nem os pacientes, sabiam se estavam tomando Eminol ou placebo”, explica Marisa Sanz. O estudo foi realizado com 60 voluntários sadios, homens e mulheres, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos. O objetivo foi “avaliar os efeitos do Eminol em fatores de risco cardiovascular como a hipertensão ou a hipercolesterolemia”. Para tanto, os voluntários tomaram uma dose oral de Eminol, que contém 350 miligramas desta substância.

 

Após oito semanas de tratamento, os pesquisadores determinaram que o Eminol tem um “elevado” efeito antioxidante, isso é, ajuda a retardar o envelhecimento celular neutralizando os radicais livres e inibindo os processo oxidativos do organismo. Do mesmo modo, as capsulas contribuíram para conservar os níveis de vitamina C e E no plasma sangüíneo. Finalmente, o estudo científico comprovou uma redução e a regulação dos níveis de colesterol LDL (conhecido como “ruim”) e do colesterol total, bem como um incremento no nível do colesterol HDL (colesterol “bom”).

 

Os testes clínico foram realizados e avalizados por especialistas dos hospitais Txagorritxu, de Vitoria e Porta de Ferro, de Madri, e pelo Comitê Ético de Pesquisa Clínica do Hospital Santiago Apóstolo, de Vitoria.