Tecnología España , Valladolid, Lunes, 05 de marzo de 2012 a las 12:18

Plataforma online permitirá a reabilitação à distância de pessoas com lesão medular

Projeto, do qual participa Aspaym Castela e Leão, foi desenvolvido para pacientes que se encontram distantes dos centros de reabilitação

Cristina G. Pedraz/DICYT Pesquisadores do Centro de Investigação de Deficiência Física (Cidif) da Aspaym Castela e Leão, juntamente à Federação Nacional de Aspaym, Aspaym Madri e a Universidade Politécnica de Valencia, desenvolveram uma plataforma online que permite que pessoas com lesão medular e grande deficiência física possam realizar reabilitação à distância. O projeto, denominado TER-Remote (Plataforma virtual para o desenvolvimento de serviços multimídia remotos), foi concebido especialmente para aproximar as atuais técnicas terapêuticas daqueles pacientes que se encontram distantes dos centros de reabilitação.

 

De acordo com Juan Azael Herrero, diretor do Cidif, após uma fase inicial na qual foram contatados pacientes, familiares e fisioterapeutas, “criaram-se necessidades que foram transferidas à plataforma online”. “Assim pensamos em Castela e Leão, a maior comunidade autônoma da Espanha, com muitos povoados distantes, nos quais é impossível que o paciente possa ir todos os dias à reabilitação, ou inclusive que possa ir um dia por semana”. A idéia, enfatiza, é que estas pessoas “tenham acesso à internet em sua casa e que um profissional de nosso centro, ou de outros, lhes indique quais exercícios podem fazer, sozinhos ou com a ajuda de familiares”.

 

Desta maneira, a plataforma se foca na reabilitação física, na realização de exercícios de fisioterapia e terapia ocupacional no próprio domicílio do paciente, com a supervisão contínua de profissionais, procurando assim melhorar a qualidade de vida do usuário e seus familiares.

 

Para tanto, detalha o responsável do Cidif, desenhou-se uma interface simples com diversos vídeos, o que permite aos usuários visualizar a realização dos exercícios. Do mesmo modo, “os vídeos que possam gerar dúvidas possuem explicações escritas e, inclusive, mensagens de voz” para contribuir com sua correta realização.

 

A conclusão do projeto, iniciado em julho de 2009, está prevista para junho deste ano, encontrando-se na fase de validação da plataforma. “A plataforma já foi criada e agora existe uma fisioterapeuta do Cidif encarregada exclusivamente desta validação, que está em contato com os pacientes que já testaram a plataforma e lhe comentam os problemas que encontram”, afirma.

 

Valor agregado

 

A plataforma TER-Remote é entendida como um novo serviço destinado a pessoas com lesão medular que já acabaram a fase hospitalar de sua reabilitação, mas que apresentam um déficit funcional. Ademais, está orientada a pessoas com deficiência física que querem realizar uma manutenção de suas capacidades e têm dificuldades para acudir a centros específicos.

 

Deste modo, o principal valor agregado está no fato do paciente poder realizar a reabilitação na sua casa, no momento mais adequado em relação a sua vida laboral, social e familiar, e com a indicação de um terapeuta especializado. Ademais, possibilita uma continuidade na reabilitação ao paciente, favorecendo o tratamento de caráter preventivo; e dá suporte aos familiares, servindo de ponto de apoio em suas tarefas de cuidador e aportando informação sobre a doença e a terapia.

 

Neste sentido, a plataforma serve de ponto de encontro entre profissionais e usuários, na qual se pode compartilhar conhecimentos e experiências. Em seus conteúdos estão, além de atividades assistidas e informação médica, questionários dinâmicos, um calendário, um fórum, a possibilidade de realizar uma teleconsulta e uma caixa de sugestões.

 

A plataforma TER-Remote é um projeto nacional do Plano Avança do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio, que pertence ao subprograma Cidadania Digital da Convocatória 2009. A coordenação do projeto está a cargo da Federação Nacional Aspaym, com um orçamento total de 477.553 euros, dos quais o Ministério financia 382.039 euros.