Ciencias Sociales España , León, Jueves, 08 de noviembre de 2012 a las 11:41
SEMANA DA CIÊNCIA 2012

Uma visita à estratosfera a bordo de um balão sonda

Astorga recebe uma palestra sobre o projeto Daedalus desenvolvido por um grupo de jovens astrônomos amadores, dentre os quais está David Mayo, de León

IRP/DICYT Há dois anos e meio um grupo de jovens que compartilhava uma paixão pela astronomia e a robótica desenvolveu um projeto inédito no país. Entraram em contato através de um foro focado em sondas espaciais e, algum tempo depois, decidiram conhecer-se pessoalmente no Campu Party, um dos maiores eventos tecnológicos realizados no mundo e que tem lugar anualmente na Espanha. Este foi o ponto de partida da Associação AstroInnova e do projeto Daedalus, focado no lançamento ao espaço de balões de sonda.

 

Conforme detalha a DiCYT David Mayo, de León, durante o encontro no Campus Party surgiu a idéia de desenvolver o projeto e demonstrar assim “que é possível explorar o espaço com um orçamento muito menor do que o das grandes agencias”. Dos nove promotores da iniciativa, Mayo é o único da comunidade e narrará sua experiência na Semana da Ciência 2012, em uma palestra que será realizada no dia 6 de novembro na Biblioteca Municipal de Astorga, em colaboração com a plataforma de comunicação científica Falando de Ciência e a Prefeitura.

 

Segundo afirma, meses depois deste contato organizaram o lançamento de seu primeiro balão sonda, o NS1, que foi realizado finalmente em julho de 2010 em La Roda, na província de Albacete, no Campus Party deste ano. Nenhum membro da equipe tinha experiência prévia nestes temas e para consegui-lo tiveram que empregar muitas horas de seu tempo livre.

 

“O mais complicado é superar a barreira da distância, já que cada um trabalha de um ponto da Espanha por sua própria conta, e nos reunimos somente no lançamento da sonda, que tem que funcionar”, afirma David Mayo, que agrega que desde esse primeiro lançamento foram organizados muitos outros, por exemplo, com a Universidade Complutense de Madri. “Com eles realizamos experimentos como uma medição da contaminação lumínica na Espanha e a gravação de estrelas cadentes a partir da estratosfera”, afirma.

 

Do mesmo modo, lançaram balões sonda em outras edições da Campus Party e em feiras de Ciência realizadas no país e, inclusive, para uma campanha comercial de uma conhecida marca de produtos de alimentação.

 

Projeto Daedalus

 

O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento e lançamento de balões sonda científicos até a estratosfera, a parte da atmosfera que está acima de 30 quilômetros, para o obtenção de dados científicos, fotografias e vídeos. Cada missão é desenhada em função de cada necessidade, com flexibilidade total no momento de escolher uma configuração de vôo noturno ou diurno, com um ou dois balões, classificações de pesos variadas, desenho aerodinâmico da sonda, fotografia panorâmica, video em HD ou de controle e sensores.

 

A equipe está formada por profissionais com perfis muito diversos e cada um desenvolve de forma coordenada as tarefas que estejam de acordo com sua preparação, o que não evita  que toda a equipe se envolva no trabalho dos demais o tempo todo e que todos colaborem na fase final de cada missão (montagem e lançamento), para ter a sonda preparada e que a missão seja um sucesso.