Alimentación España , Soria, Jueves, 09 de mayo de 2013 a las 13:11

Cesefor assessora a província argentina de Formosa na avaliação da indústria florestal e madeireira

Formosa possui três milhões de hectares de floresta, um milhão de hectares de outras terras florestais e 2.300 plantações florestais comerciais

CGP/DICYT Cesefor colabora com a província argentina de Formosa na avaliação de sua indústria florestal e madeireira. A iniciativa se insere no programa Hispano Argentino de Governança e Administração, desenvolvido pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) em colaboração com o Ministério de Relações Exteriores da Argentina. Neste contexto, o engenheiro da Cesefor, Miguel Segur, responsável pela Cooperação Internacional, participou nestes dias do quarto Fórum da Indústria Florestal, cujo fim é o intercâmbio de experiências entre ambos países, enfatizando a situação econômica de Formosa.

 

No encontro com alunos da Universidade de Recursos Naturais da Universidade Nacional de Formosa (UNAF), Miguel Segur se referiu a diferentes questões sobre a produção, industrialização e comercialização do setor madeireiro nesta região. Segur destaca o valor da alfarroba em Formosa e indica que, com relação ao seu uso, “há bons exemplos na província, nos quais é possível trabalhar com a organização da produção. Existem produtores muito bons e competitivos”. O engenheiro da Cesefor destacou, ademais, o grande acompanhamento do estado dos produtores do interior do território provincial, “o que não acontece em outros lugares”, afirma.

 

A agenda desta viagem de trabalho incluiu uma reunião de protocolo com o ministro de Economia, Jorge Ibáñéz, e com o de Planificação, Investimento, Obras e Serviços Públicos, Jorge Alberto Jofré. Também foram mantidos encontros com representantes de organizações empresariais e industriais da região.

 

O quarto Fórum da Indústria Florestal também incluiu em sua programação uma série de visitas de campo, bem como encontros com universitários. A missão, de uma semana de duração, foi finalizada com a elaboração de uma proposta de atuação orientada a fortalecer integralmente a cadeia de valor da indústria florestal da província, garantindo sua sustentabilidade. A proposta contém cinco atuações estratégicas ao longo da cadeia de valor, nas quais se solicita a participação das entidades públicas, organizações empresariais e civis, e universidades da província argentina.

 

Conforme explica Segur a DiCYT, a origem da colaboração entre a Cesefor e a província de Formosa encontra-se “na Rede Internacional de Florestas Modelo, já que esta região argentina possui uma Floresta Modelo em sua área oeste”.

 

Formosa possui uma extensão próxima a 70.000 quilômetros quadrados, com três milhões de hectares de florestas, um milhão de hectares de outras terras florestais e cerca de 2.300 plantações florestais comerciais. O potencial de produção sustentável “pode ser de pelo menos dois milhões de metros cúbicos anuais”, conforme indicam os relatórios técnicos.

 

A produção atual, considerando os dados de 2011 e 2012, aproxima-se a hum milhão de metros cúbicos anuais, “com talvez 40% da mesma cortada por violação”. Esta produção “converteu-se em um pouco mais de 200.000 toneladas de produtos vendíveis, dos quais não se possui a informação de preço de venda”.