Ciencia Portugal , Braganza, Miércoles, 17 de abril de 2013 a las 15:45

Jornada analisa as pesquisas arqueológicas de Mogadouro

O Castelo dos Mouros e as intervenções arqueológicas no rio Sabor são o centro da atenção dos pesquisadores no Concelho de Mogadouro

JPA/DICYT O auditório da Casa da Cultura de Mogadouro (Bragança) recebe nesta sexta-feira, 19 de abril, o primeiro Encontro de Arqueologia de Mogadouro, uma jornada que pretende reunir a todos os pesquisadores e arqueologistas que desenvolvem atualmente algum tipo de estudo de escavação arqueológica neste concelho.

 

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Mogadouro, será desenvolvida na Casa de Cultura desta localidade, na qual os especialistas terão a oportunidade de apresentar e compartilhar os resultados obtidos até o momento.

 

Dentre as pesquisas arqueológicas no Concelho de Mogadouro, destacam-se principalmente duas áreas. Por um lado, o Castelo dos Mouros, em Vilarinho dos Galegos, que é uma vila com um complexo sistema defensivo e restos que vão da Idade do Ferro à época romana e, inclusive, à Idade Média, conforme pesquisas realizadas nos últimos anos.

 

Por outro lado, outro foco de atenção são as intervenções arqueológicas realizadas no Vale do rio Sabor, por ocasião da barragem que está em construção e inundará alguns locais de interesse histórico.

 

O evento estará aberto a todo tipo de público, começará as 9:00 horas e será complementado no período vespertino com visitas ao Castelo dos Mouros, ao Museu Arqueológico de Mogadouro e ao Castelo de Mogadouro.